A didática esta intimamente relacionada a formação do educador. Suas contribuições na formação deste são inúmeras. O educador em si, encontra na didática, não só a possibilidade de refletir sobre sua prática pedágogica, como também, a reflexão sobre o contexto do qual pertence e se de fato suas práticas correspondem ao referido contexto. O exercício da didática então, auxilia a reflexão sobre as práticas pedágogicas, práticas essas que devem esta coerente e correspondente com a condição, o contexto da qual se esta exercendo a referida prática. A didática contribuirá assim, para uma ação pedágogica contextualizada, que respeite a realidade e possibilite a convivência com a diversidade existente.
O educador como tal, é o profissional apto para a formação dos sujeitos. Porém o educador, antes de mais nada, é um ser humano, e como tal, pode ser sujeito ou objeto da história. Ao ser objeto, sofre as interferências do seu meio social sem se posicionar, apenas absorvendo e adaptando-se a tais interferências. Como sujeito, sendo considerado nessa perspectiva como educador autêntico, sofre as possíveis interferências, mas reflete sobre elas, posicionando-se.
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