domingo, 9 de maio de 2010

Integração da Tecnologia ao Currículo -

De que as tecnologias são importantes para o processo de ensino-aprendizagem, já sabemos.
Que estas são de fundamental importância, proporcionando não só a apropriação das informações, como também a sua difusão, também já se discuti muito. Cabe nos indagarmos agora, como isso pode ser possível, partindo da análise sobre a atual formação de professores, nos mais variados cursos de licenciatura. Talvez essa discussão seja antiga, porém ainda é válida!
Como preparar esses novos professores para o uso das tecnologias? De que forma estes podem se familiarizar com estas ferramentas que avançam tanto a cada dia? Como introduzir as tecnologias em sua didática?
Em minha concepção, a preocupação à princípio deve ser com a atual formação de professores. Uma formação que contemple a integração das tecnologias em seu conjunto currícular, isto é, a inserção desta ferramenta no currículo dos atuais cursos de formação. Acredito, que tal negação ao novo (tecnologias) se dá a partir de um despreparo. Despreparo este, advindo de uma formaçao, que não contemplou o estudo das tecnologias e sua utilização. Tornando-se assim, um desafio que requer reflexões e busca por possibilidades. Dessa forma, faz-se necessário criar condições para que os atuais cursos de formação para professores contemple em seu currículo as tecnologias. Possibilitando assim a uma melhor preparação e domínio dessa ferramenta, para posteriormente utiliza-la nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário