terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Filme: "Escritores da Liberdade"

O filme "Escritores da Liberdade" aborda de uma forma comovente e instigante o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin, que entra como novata em uma instituição de ensino médio, a fim de lecionar língua inglesa e literatura para uma turma de adolescentes considerados turbulentos. Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevesem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. como complemento, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, dos quais ela percebeu que os alunos teriam identificação.
Nesse contexto, o filme enfatiza a importância da participação da escola na vida de seus integrantes, mostrando que está não pode ser alheia às questões fora da escola. O professor, como participante e mediador ativo do conhecimento do aluno, deve, antes de tudo, conheçer a realidade da qual atua, compreendedo as necessidades da turma e o contexto da qual esta inserido. Levando em consideração isso, a didática facilitará nessas possíveis reflexões, possibilitando o educador ter um olhar sensível a sua prática. Nesse sentido, a didática não é uma receita, em que o professor já possui metodologias prontas, mas sim a possibilidade de rever e construir novas práticas que correspondam com os anseios daquela sala de aula e seus respectivos alunos.

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