terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Interdisciplinaridade

Ao pensarmos na escola, nos conteúdos que irão ser trabalhados e suas contribuições para nossa formação, lembramos o quanto dissociados são. A matemática nada tem a ver com a química, assim a química nada tem a ver com a geografia e a geografia nada esta relacionada com a história. Se formos parar para analisar e entender o porque disso, veremos que há uma questão ideológica. No século XIX, período em que a ciência é o centro de tudo, fornecedora do conhecimento, uma concepção é trabalhada, aquela que indica a divisão das partes para entendê-la. O método Cartesiano. E até hoje isso é percebido. O conhecimento é repartido, não havendo possibilidades de um diálogo. Nesse sentido, a concepçao interdisciplinar vigora, trazendo-nos novas propostas que ignoram a antiga forma de transmissão do conhecimento, de forma isolada, defendendo a interdisplinaridade, ou seja a dialética entre as áreas do saber, considerando que estas podem dialogar entre si, contribuindo para uma ação pedágogica ressignificada e atribuída de conhecimentos que estão interligados. Dessa forma, a matemática agora pode sim dialogar com a química e por aí vai... Porém ainda, encontra-se muito a resistência, por parte de vários educadores, em aderir a interdisplinaridade. Muitos não vêem significdo em tal ação e acham suas aulas auto-suficientes. Dessa forma, é importante que cada um tenha consciência de sua prática, desconstruir preconceitos e atender as tantas tendências percebidas hoje, que são reflexo das novas demandas sociais.

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