terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tecnologias

As tecnologias da informação e comunicação invadiram o nosso mundo. Essas inovações demandam novas práticas que vão além da sala de aula. O professor deve se adéquar a estas demandas, incluindo-as na escola como recurso para a transmissão do conhecimento. Ao utilizar estes novos recursos, o educador não só esta inovando, como também mostrando ao aluno que estes recursos criados podem ser bem utilizados, servindo para facilitar o seu processo educativo. O mundo hoje demanda rapidez, agilidade. As informações são trocadas por questão de segundos e hoje o mundo esta conectado, quebrando, cada vez mais, as barreiras existentes, como a distância. E, é nessa perspectiva que o uso dessas novas tecnologias devem ser trabalhadas. Utilizadas como recursos que irão facilitar o processo educativo, trabalhando a inclusão dessas crianças e jovens no mundo tecnológico, a fim de que estes possam utiliza-la de forma consciente e adequada. O professor então, deve repensar suas práticas, consciente que há novas necessidades na sociedade e a escola é reflexo disso. A inclusão digital hoje, se torna um ponto de cobrança, tanto para alunos, quanto para professores. O professor deve ser ater a isso. Daí a importância da formação continuada, fazendo com que o educador se recicle e esteja à par das novas necessidades encontradas na sociedade.

2 comentários:

  1. Marisa,
    amei esse trechinho do seu blog. Principalmente do que se refere a importância da formação continuada afinal, sabemos que de nada adianta tantos "progressos" com mecanismo cada vez mais avançados, se os educadores também não avançarem no sentido de tornarem-se aptos a acompanhar tais transformações.

    Parabéns pelo Blog

    Beijos


    =]

    ResponderExcluir
  2. oi marisa,

    Gostei muito do seu pequeno texto ,só queria coloca também que a inclusão digital não cabe só a instituição escolar ,mas ao Estado,tem uma grande parcela nisso e posso colocar como sugestão a implementação dos software livres nas escolas por que além de serem baratos.tem como principio a liberdade e a conquista da autonomia digital pelos sujeitos.

    E muito importante quando você sinaliza a questão da formação dos profissionais da educação,sendo necessário ressaltar que os mesmos não tem que só adquirir a habilidade de mexer nas máquinas,mas acima de tudo tem que ter a real consciência da importância da utilização das novas tecnologias e o quanto elas estão modificando a percepção de realidade que tínhamos.

    Beijos

    Larissa Bruno

    ResponderExcluir