terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pesquisa

O ato da pesquisa é decorrente de uma curiosidade. Curiosidade está que alimenta e impulsiona a investigação por algo. Isso esta intrissícamente relacionado ao processo de formação do sujeito. Sem a pesquisa não há ciência, não há tecnologias, não há inovações e transformações. A pesquisa responde às nossas indagações e inquietações a respeito de algo. A partir dela, construímos novos conhecimentos que irão dar base para novas práticas. Daí já percebemos o quanto é importante o ato de pesquisar, sobretudo na formação do educador, pois possibilitará uma visão abrangente do mundo educacional e às problematicas que o rodeia. Contudo, a pesquisa ainda é encarada de outra forma, uma forma não muito positiva. Pois aprendemos na escola algo que se chama pesquisa, mas nada tem a ver com o processo de pesquisar. O professor, para quem ainda se lembra, pediá-nos uma pesquisa sobre um determinado tema, mas nunca nos explicou como fazer isso, não houve um acompanhamento. Assim, encontramos o tema exigido em livros ou internet e reproduzimos numa folha de papel e dizíamos ser uma pesquisa. Na verdade, muita vezes, o aluno nem lê o que escreveu e o intuito da pesquisa vai todo por água abaixo.
É importante então que o educador se atente a isso. A pesquisa é um meio muito interessante para o aprendizado, mas esse aprendizado só será possível se houver um acompanhamento do professor para com seus alunos, ensinando-lhes o processo da pesquisa, seus objetivos e justificativas, como também mostrando a importância e relevância de se pesquisar aquilo, para que haja um comprometimento, por parte do aluno e o mesmo possa se interessar pelo que esta sendo pesquisado. Adquirindo assim a consciência que aquele processo ajudará na construção do seu próprio conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário